Tem início nesta segunda-feira (1), a 3ª edição do Festival Nacional de Improvisação Teatral - 'Improvisorama' – que apresenta diversos espetáculos no Teatro Folha, em São Paulo, sempre às segundas e terças-feiras, até o fim de agosto. O curador do Festival Improvisorama, Ian Soffredini, diz que o objetivo do evento é reunir as mais variadas linguagens utilizadas no teatro de improviso, resultando numa programação que interessa a um público amplo nas cidades contempladas pelo projeto: Paulínia, Campinas, Valinhos e São Paulo.
— O Improvisorama ainda oferece oficinas ministradas por alguns dos principais profissionais do improviso de todo o Brasil e Colômbia, em atividades gratuitas para o público, numa ação de democratização — diz Ian.
Veja a programação completa Super Impro - 1º de agosto, às 21h Espetáculo divertido, dinâmico e interativo em que as histórias improvisadas são criadas diante dos olhos e gargalhadas da plateia. Todas as situações e desafios de improviso são propostos pelo público.
Variável - 2 de agosto, às 21h Um dos grandes prazeres para um ator é o desafio de encarar diversas mudanças para a criação das personagens. Para o improvisador, o desafio é não saber o quão variável de si ele será no palco. Isto norteia a realização do espetáculo em que os atores buscam esta variabilidade em sua expressão cênica. O espetáculo é uma experimentação de improviso long-form, ou seja, todo espetáculo é desenvolvido em torno do mesmo tema.
Finalmente Tudo - 8 e 9 de agosto, às 21h O espetáculo reúne vários gêneros de humor apresentados em quadros de improviso. Resta 1 - 15 de agosto, às 21h O espetáculo é baseado num formato internacional de improvisação, em que mais de 10 improvisadores dividem o palco com dois diretores. 'Resta 1' ganha uma nova roupagem com sua chegada ao Brasil. Os diretores sorteiam números que representam cada improvisador. Com a ajuda da plateia, eles propõem algumas cenas para os atores e, em alguns casos, dirigem enquanto a história está sendo construída. Ao final de cada improvisação, a plateia vota. Os atores com menor pontuação vão sendo eliminados até sobrar apenas um improvisador ganhador. Gorila - 16 de agosto, às 21h Quatro diretores criam e dirigem cenas na hora, na frente da plateia, que dará notas ao final de cada esquete. O diretor com melhores notas no final da noite recebe o grande prêmio: um simpático Gorila que está solto pelo teatro. Para os perdedores, o destino será cruel: o vencedor da noite terá que propor que eles paguem um mico inesquecível na frente de todo mundo. Rompante! - 22 a 30 de agosto, às 21h Criado especialmente para o 'Improvisorama', o espetáculo recebe um convidado famoso diferente a cada semana. Eles contam um pouco de suas experiências pessoais e isto serve como fonte de inspiração para as improvisações. A plateia também participa sugerindo temas aos improvisadores e propondo perguntas ao convidado.
Comments